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68000
            
            
                
                    O 68000(68k) é um microprocessador de 16/32-bits CISC criado e lançado pela Motorola em 1979 sendo sucedido pelo 68010 em 1996. 
                    Muito utilizado nas décadas de 80/90 em computadores, máquinas de arcade e video games.
                
             
         
     
    
        
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        ARQUITETURA
        
            Nesta parte do tutorial 68K vamos entender os conceitos básicos do processador em relação aos seus 
            registradores, pilha, tipos de dados, organização memória entres outros. 
        
     
    
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos ter conhecimento básico sobre o 68K como características, uso e 
                    processadores variantes/derivados. 
                
                
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                    O 68K possui 16 registradores para armazenar informações. Nesta parte do tutorial, vamos estar 
                    quais são os registradores, seus usos gerais ou específicos.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para a manipulação de dados em nossos programas, precisamos ter conhecido do tamanho dos dados 
                utilizados pelo 68K e também suas características.
                
                
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                    Com apenas 16MB de mémoria precisamos ter conhecimento sobre como os dados são armazenados, 
                    ter conhecimento sobre páginação, bancos de memória e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para realizarmos backups de registradores de dados e endereço de memória, precisamos ter o conhecimento 
                    básico sobre as características da pilha do 68K que serão vistas aqui.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para realizar movimentação de dados em memória, precisamos entender as modos de endereçamento 
                    que o 68k nos fornece para o acesso aos nossos dados. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        
            
            
                
                    As interruções são úteis para manipulação de dados vindos de periféricos ligados ao 68K ou 
                    erros internos. Assim, precisamos entender sobre interrupções e o VDI do 68K.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    As instruções no 68K são formadas por bytes sequênciais. Cada instrução possui seu tamanho em 
                    bytes de acordo com os modos de endereçamento, registradores e flags.
                
                
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        INSTRUÇÕES
        
        
            O 68K possui ao todos 56 instruções para a criação de nossos programas. Abaixo todas as instruções estão 
            separadas por grupo e contendo a descrição, endereçamento e exemplos básicos de uso. 
        
     
    
        
            
            
                
                    Nesta parte, vamos estudar as instruções de movimentação de dados entre registradores e memória, 
                    e também as instruções de permuta de dados entre registradores.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    A pilha é utilizada para backup de dados, passagem de parâmetros e outros. 
                Assim, precisamos aprender as instruções voltadas para manipulação dos dados na pilha do 68k.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com as instruções de deslocamento podemos movimentar os bits à direita ou esquerda de um 
                    registrador ou dado em memória. Aqui vamos ver ASL, ASR e outras instruções. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Essas instruções são responáveis por rotacionar um registrador ou valor em memória em um ou mais bits
                para esquerda ou direita. As instruções ROL, ROR e outras serão estudadas. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    As instruções bit-a-bit são responsáveis por "setar" , "resetar" e testar bits em registradores ou valor
                em memória. AND, OR, XOR e outras serão vistas nesta parte. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Teste e Manpipulação de Bits
                    
                 
             
            
                
                    O 68k fornece instruções para testar, setar, resetar e mudar os bits de registradores ou 
                    valores em memória. Aqui, as instruções BTST, BSET e outras serão vistas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    A tomada de decisão no 68K utilizas as instruções de comparação semelhante ao if/else feito 
                    em linguagens de alto nível. CMP, CMPA e outras serão abordadas aqui.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para o controle de fluxo de execução o 68k fornece as instruções de desvio JMP, JSR, BRA e 
                    algumas outras que podem ser conferidas nesta parte do estudo.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    O 68k possui cinco instruções de adição de dados em registradores ou em memória. As instruções 
                    ADD, ADDA, ADDI, ADDQ e ADDX serão estudadas nesta parte.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    De forma semelhante a adição, o 68k possui cinco instruções de subtração de dados em 
                    registradores ou em memória.  As instruções SUB, SUBA, SUBI, SUBQ e SUBX serão vistas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Além das instruções de adição e subtração, o 68k fornece instruções para multiplicação e divisão. 
                    DIVS, DIVU, MULS E MULU podem ser vistas aqui.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
BCD | Complemento | Conversão
                    
                 
             
            
                
                    Aqui vamos aprender as instruções para manipulação de dados BCD, complemento BCD e conversão estudando 
                as quatros instruções: ABCD, SBCD, NBCD e EXT.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com as intruções de interrupção podemos tratar erros ocorridos em nossos programas, 
                    tratar dados vindos de outros periféricos e tratamento de rotinas essenciais. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    O 68k possui instruções para testar e setar registradores ou valores em memória e também por 
                    meio das flags de status. Scc, TAS e TST serão estudadas nesta parte.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Todas as instruções que não se encaixam nos grupos de instruções acima serão agrupadas nesta seção. As 
                intruções NOP e CLR serão estudas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        PROGRAMAÇÃO
        
        
            Nesta parte do tutorial vamos abordar a programação utilizando o 68K. Apenas os conceitos básicos sobre 
            o assunto serão abordados. 
        
     
    
        
            
            
                Antes de iniciarmos o tutorial, é sempre necessário dicutirmos alguns detalhes sobre a tópicos, 
                ferramentas o outros itens.
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Como em toda a linguagem de programação, vamos aprender a declara e atribuir valores a variáveis e 
                constantes.
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Nesta parte, vamos ver como podemos tomar decições na execução de nossos programas utilizando as 
                flags do 68k.
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Vamos ver como funcionam os famosos loops em baixo nível. As intruções aprendidas em decisão também 
        serão utilizadas nesta parte.
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Assim como em linguagens de alto nível, vamos ver como são criadas e invocadas funções utilizando o 68k.
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Com as instruções aritméticas básicas, vamos aprender a somar, substrair, dividir e multiplicar 
        valores nos registradores. 
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Aqui vamos aprender como fazer backup de nossos registradores, recuperar e passar parâmetros 
                utilizando a pilha.          
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Nesta parte, vamos ver a como definir nosso VDI e ver o básico sobre o tratamento de 
                interrupções predefinidas e outros tipos.
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Vamos aprender a como setar, resetar, inverter bits ou outros utiizando as instruções básicas de bit-a-bit. 
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
                
                    
                
                
                    
Manipulando Array e Struct
                
             
            
                Nesta parte do tutorial, vamos ver o básiso sobre declaração de arrays e acesso aos seus elementos. 
            
            
                Quero aprender »
            
         
     
    
            
            
                
                    
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