Leitura recomendada
        
    
    
    
        
Tópicos abordados
        
    
    
        
            Clique sobre os tópicos listados abaixo para navegar até o conteúdo desejado.
         
        
        
            
                - Tratando erros
 
                Leitura/Escrita em arquivos 
                Programação funcional 
                Bibliotecas nativas 
                Classes nativas 
            
         
     
    
        C++ Básico
        
            Nesta parte do tutorial de C++ vamos aprender alguns assuntos básicos sobre a linguagem que abrangem desde 
            a sintaxe passando por comandos, funções, ponteiros, macros e entre outros.
        
     
    
        
            
            
                
                    Nesta parte, vamos poder acompanhar a história da linguagem C++ por meio de suas versões e melhorias.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para iniciar os estudos, vamos ver uma pouco sobre a linguagem, ferramentas, versões e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender sobre como é a sintaxe da linguagem C++ como comentário, bloco de código e etc.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para declaração de variáveis e outros em nossos programas em C++ precisamos conhecer os tipos de 
                    dados básicos.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Variáveis, Constantes e Escopo
                    
                 
             
            
                
                    Nesta parte vamos aprender a declarar variáves, constantes e também entender sobre os escopos na 
                    linguagem C++.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para declaração de variáveis, constantes e outros em nossos programas em C++, precisamos conhecer os 
                    tipos de dados básicos.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para captura e exibição de dados em nossos programas, precisamos de conhecimento de como pode ser feita 
                    a entrada/saída de dados. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Casting e Conversão Tipos
                    
                 
             
            
                
                    Já conhecendo os tipos de dados e variáveis, vamos aprender o básico sobre casting, conversão e 
                    identificar tipos de dados.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Os operadores são necessários para criação de expressões aritméticas, lógicas e outras utilizadas 
                    em nossos programas em C++.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos ter um visão geral comandos de decisão, repetição, escolha e outros 
                    comandos fornecidos pela linguagem C++.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte, vamos aprender os comandos de decisão if, if-else, if-else-if e if ternário 
                    com exemplos e fluxogramas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui, vamos aprender os comandos de repetição for, foreach, while e do-while com exemplos. E
                    também comandos de parada.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Seguindo nos estudos, nesta parte vamos aprender o comando e escolha switch e exemplos 
                    de formas de uso.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos aprender a como declarar funções, procedimentos, funcões com parâmetros, funções 
                    como argumento e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Expressão lambda é uma versão compacta de uma função que retorna uma expressão calculada. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender o básico sobre array: declação, acesso a elementos, iteração, cópia, uso em funções básicas 
                    e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte vamos aprender o básico sobre matriz como: declação, acesso a elementos, iteração, cópia, uso em funções 
                    e outros.
                
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com o tipo Struct podemos criar tipos de dados mais complexos compostos de vários outros tipo de dados como membros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Utilizando o tipo de dado Enum podemos criar uma ou mais contantes que que podem ser iniciadas com valor 
                    default ou do usuário.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com com o tipo de dado Union podemos utilizar um mesmo local de memória par armazenar diferentes tipos de dados.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender o básicos sobre strings em C++ como declaração, alteração até operações básicas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Interpolação e formatação
                    
                 
             
            
                
                    Com o uso da interpolação em C++ podemos utilizar a formatação de nossos dados em string utilizando placeholders.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    O tipo de dado reference armazena o endereço de memória de uma variável. Sua declaração é feita utilizando o operador &.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Assim como em C, é possível a utilização do tipo de dado ponteiro. Nesta parte do tutorial vamos aprender o uso em C++.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    A biblitoteca do usuário são arquivos .hpp e .cpp que contém funções e outros recursos 
                    criados para reuso e organização de código.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos aprender o básico sobre como lidar com argumentos passados por linha de comando em C++.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Diretivas de pré-processamento
                    
                 
             
            
                
                    Com as diretivas de pre-processamento podemos criar macros, fazer includes com condição e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Utilizando a diretiva #define vamos aprender a criar macros. Também vamos conhecer algumas macros nativas de C++.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        P.O.O
        
        
            Nesta parte do tutorial vamos aprender a aplicar os conceitos básicos de P.O.O utilizando a linguagem C++ como classes, 
            encapsulamento e outros. 
        
     
    
        
            
            
                
                    Nesta parte vamos de nosso tutorial, vamos  aprender a criar classes representam o "esqueleto" de um objeto.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Atributos e Encapsulamento
                    
                 
             
            
                
                    Em C++, podemos podemos utilizar os modificador de acesso públic e private para encapsular os 
                    dado de um objeto.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Métodos são funções associadas a objetos. Nesta parte do tutorial vamos ver como declarar, invocar, 
                    sobrecaregar e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Herança é um conceito que nos permite extender nossas classes de forma a adicionar mais funcionalidades.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Classe abstrata e "Interface"
                    
                 
             
            
                
                    Utilizando classes abastratas, vamos aprender a como utilizar "interfaces" em C++ nesta 
                    parte do tutorial.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para entendermos uso de generics na linguagem C++ precisamos antes estudar um recurso Template 
                    fornecido por essa linguagem.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
    
        Iteradores
        
        
            Iteradores armazenam referências para acessar elementos contidos em estruturas de dados dinâmica, 
            containers ou coleções de dados.
        
     
    
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos aprender o básico sobre iteradores, tipos de iteradores e 
                    estruturas de dados que os usam.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Um iterador do tipo input é utilizado para a leitura de dados de uma entrada de dados com a 
                    entrada padrão(cin).
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Um iterador do tipo output é utilizado para modificar de dados de container de dados com a 
                    saída padrão(cout).
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    O tipo Forward é um tipo de iterador para leitura/escrita de valores contidos em estrutura 
                    de dado dinâmica ou coleção.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    O tipo Bidirecional suporta as mesmas características do tipo forward com a diferença que 
                    possui a capacidade de ser bidirecional.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    O tipo Random Access é um iterador de acesso randômicos para leitura/escrita de valores contidos 
                    em contêiner ou coleção.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        Estrutura de dados / Containers
        
        
            Nesta parte do nosso tutorial, vamos estudar as estruturas de dados no desenvolvimento 
            de nossos programas. As estruturas de dados em C++ são genéricas, nos permitindo utilizá-las com todos os 
            tipos de dados disponíveis.
        
     
    
        
            
            
                
                    Vector é uma tipo de dado que nos permite armazenar elementos homogêneos de forma dinâmica. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Map é um outra estrutura de dados dinâmica e genérica que armazena seus elementos no formato chave-valor. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    O tipo set armazena elementos que não podem se repetir, podendo contendo objetos e tipos de dados 
                    primitivos.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
        
        
        
        
        
     
    
        Gerenciando erros
        
        
            Nesta parte do tutorial C++, vamos aprender a como gerenciar erros com o bloco try/catch, lançar erros e 
            criar erros customizados e outros.
        
     
    
        
            
            
                
                    Utilizando o bloco try/catch podemos executar, capturar um ou mais erros e também tratá-los de 
                    acordo com a necessidade.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender a como obter informações sobre erros e também como entender o stacktrace de erros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte vamos aprender a como criar nossas próprias classes de erros, adicionar atributos 
                    e métodos.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
        
        
     
    
        Bibliotecas nativas
        
        
            Neste tópico vamos aprender propriedades e métodos de algumas das classes nativas fornecidas pela linguagem C++. 
            Novas classes serão adicionadas em futuras atualizações.
        
     
    
    
        Outras Bibliotecas/Frameworks
        
        
        
     
    
    
            
            
                
                    
                    Os cursos oferecidos nesta página são cursos fornecidos por parceiros. Ao comprar um curso clicando
                em seu banner, você está ajudando a manter o projeto TutorialDev vivo. Os sites dos cursos parceiros utilizam cookies.