LEITURA RECOMENDADA
        
    
    
    
        
TÓPICOS ABORDADOS
        
    
    
        
        
            
                Bibliotecas nativas 
                Outras bibliotecas 
                Desenvolvimento Desktop 
                Desenvolvimento Web 
                Desenvolvimento Mobile 
            
         
     
    
        GO BÁSICO
        
            Nesta parte do tutorial de Go vamos aprender alguns assuntos básicos sobre a linguagem que 
            abrangem desde a sintaxe
            passando por comandos, funções entre vários outros.
        
     
    
        
            
            
                
                    Para iniciar os estudos, vamos ver uma pouco sobre a linguagem, ferramentas, versões e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender sobre como é a sintaxe da linguagem Go como comentário, bloco de código e etc.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para declaração de variáveis e outros em nossos programas em Go, precisamos conhecer os tipos de dados básicos.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Variáveis, Constantes e Escopo
                    
                 
             
            
                
                    Nesta parte vamos aprender a declarar variáves, constantes e também entender sobre 
                    escopo na linguagem Go.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com o conhecimento dos tipos de dados e variáveis, vamos aprender o básico sobre conversão 
                    e identificar tipos de dados.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para captura e exibição de dados em nossos programas em Go, precisamos de como pode ser feita a entrada/saída de dados. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Os operadores são necessários para criação de expressões aritméticas, lógicas e outras utilizadas em nossos programas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender os comando de decisão, repetição, escolha e outros fornecidos pela linguagem Go.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos aprender a como declarar funções, funcões com parâmetros, funções como argumento e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Um função literal é uma versão compacta de uma função atribuídas a variáveis. Possuem as mesmas características de funções.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos aprender a como formatar dados primitivos para exibição dados para o usuário.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Assim como em C, é possível a utilização do tipo de dado ponteiro. Nesta parte do tutorial vamos aprender o uso em Go.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Um package do usuário contem tipos de dados, métodos e outros para reuso e organização de código.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos aprender o básico sobre como lidar com argumentos passados por linha de comando.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos aprender as funções básicas para conversão de dados primitivos como int, float e bool.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Um gourotine pode ser entendida como uma rotina ou função executada em uma thread. Vamos 
                    aprender o básico sobre o assunto aqui.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    As variáveis de ambiente são um conjunto de itens chave-valor em seu sistema operacional que podem ser acessadas para leitura/escrita.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com o uso de generics, podemos utilizar tipos de dado como argumentos para funções 
                    e métodos, por exemplo.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
     
    
        TIPOS AGREGADOS / ESTRUTURA DE DADOS / CONTAINERS / COLEÇÕES
        
        
            Nesta parte do nosso tutorial sobre Go, vamos estudar os tipos agregados, estrutura de dados e outros que se encaixam no assunto
            do tópico.
        
     
    
        
            
            
                
                    Com o tipo Struct podemos criar tipos de dados mais complexos contendo vários outros 
                    tipo de dados como membros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender o básicos sobre string em Go desde a declaração até operações 
                    como iteração, concatenação e outras.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender o básico sobre array como declação, acesso a elementos, iteração, cópia, uso em funções e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte vamos aprender o básico sobre matriz como declação, acesso a elementos, iteração, cópia, uso em funções e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Slice é um tipo de dado semelhante a um vetor, porém é tipado baseado em seus elementos, 
                    mais flexível e suporta muito mais métodos.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Map é um tipo de dado complexo, dinâmico, composto de itens ou elementos heterogêneos na 
                    forma chave-valor.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        P.O.O
        
        
            Nesta parte do tutorial vamos aprender como utilizar métodos e interfaces que são conceitos de P.O.O suportados pela
            pela linguagem Go. 
        
     
    
        
            
            
                
                    Na linguagem Go, métodos são funções que são associadas a tipos de dados customizados e invocados a partir de variáveis. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Interface é um tipo de dado em que definimos métodos que servem como uma espécie de contrato e que devem ser implementados.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        GERENCIANDO ERROS
        
        
            Nesta parte do tutorial Go, vamos aprender a como gerenciar erros, criar erros customizados e outros 
            assuntos voltados ao gerenciamento de erros.
        
     
    
        
            
            
                Nesta parte vamos ver o básico sobre erros em Go como validação e como declara uma função que retorna um
    erro. 
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Panic e recover são funções fornecidas por Go para auxiliar no tratamento de erros em nossos
                programas. 
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Com o package log, podemos registrar mensagens de logs com formatação customizada que ajuda na 
                verificação de erros.
            
            
                Quero aprender »
            
         
        
            
            
                Go permite que usuário defina seus próprios tipos de erros utilizando structs e métodos. Aqui
                vamos aprender a customizar erros.
            
            
                Quero aprender »
            
         
     
    
        LEITURA/ESCRITA EM ARQUIVOS
        
        
            Nesta parte do tutorial vamos aprender a escrever e ler dados de arquivos de textos e binários utilizando 
            os recursos das bibliotecas os, bufio e outras.
        
     
    
    
        BIBLIOTECAS NATIVAS
        
        
            Neste tópico vamos aprender mais sobre as bibliotecas nativas fornecidas pela linguagem Go e suas funções para o desenvolvimento
            de nossos programas.
        
     
    
    
        OUTRAS BIBLIOTECAS/FRAMEWORKS
        
        
            Nesta parte do tutorial Go, vamos aprender mais sobre outras bibliotecas e frameworks não nativas que são mais utilizadas
            para o desenvolvimento de aplicações em Go.
        
     
    
    
            
            
                
                    
                    Os cursos oferecidos nesta página são cursos fornecidos por parceiros. Ao comprar um curso clicando
                em seu banner, você está ajudando a manter o projeto TutorialDev vivo. Os sites dos cursos parceiros utilizam cookies.