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        C BÁSICO
        
            Nesta parte damos início ao estudo da linguagem C. Vamos ver o básico sobre a linguagem e também como 
            funciona sua sintaxe que é base para várias outras linguagens.
        
     
    
        
            
            
                
                    Nesta parte, vamos poder acompanhar a história da linguagem C por meio de suas 
                    versões e melhorias.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para iniciar os estudos, vamos aprender uma pouco sobre a linguagem, ferramentas online para estudo, 
                    aplicações criadas em C e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender a sintaxe básica da linguagem C como declaração de código, comentário, 
                    main e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        TIPOS DE DADOS
        
        
            A linguagem C possui em seu repertório de tipos de dados para representar números inteiros, racionais, 
            caracteres, cadeia de caracteres, vetores, matrizes, estruturas, enumeradores, uniões  e ponteiros.
        
     
    
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial C, vamos ver o básico sobre os tipos de dados suportados por essa 
                    linguagem como tipos primitivos e derivados.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Neste trccho, vamos aprender o básico sobre os tipos de dados númerico bem com seus intervalos de 
                    dados e tamanho em bytes.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender o básico sobre os tipos derivados vetor e matriz com exemplos de como seus 
                dados são armazenados.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Os tipos de dados string e char utilizados para armazenar informações em forma de caracter e text serão 
                    estudados aqui.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Os tipos struct, union e enums são tipos de dados complexos. Com o tipo enum podemos armazenar uma ou 
                    mais constantes.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Outros tipos de dado básicos que não pertencem aos agrupados anteriores serão vistos nesta 
                    parte do tutorial.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        VARIÁVEIS E CONSTANTES
        
        
            Nesta parte do tutorial vamos aprender o básico sobre declaração de variáveis, constantes, entender 
            como funciona seus escopos, o básico sobre casting e outros.
        
     
    
        
            
            
                
                    Nesta parte vamos aprender a como declarar variáveis e constantes em C, com exemplo básicos, para 
                    comerçarmos a programar.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    O acesso a variáveis e constantes em nossos programas é delimitado pelos seus escopos que 
                    serão visto nesta parte do tutorial.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Nomeando variáveis/constantes
                    
                 
             
            
                
                    Aqui vamos aprender algumas regras para declaração de variáves, constantes e outros, e também sobre 
                    convenções.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Alguns exemplos de declaração de variáveis ou constantes utilizando os tipos de dados estudados 
                    anteriormente serão vistos aqui.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta seção vamos aprender o básico sobre a conversão de dados utilizando casting de dados primitivos 
                    da linguagem C. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        ENTRADA E SAÍDA DE DADOS
        
        
            Para interação com um usuário que utiliza nossos programas, a linguagem C fornece as funções básicas 
            scanf e printf para que seja possível ler dados do usuário e escrever informações na tela. 
        
     
    
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender sobre a função printf e sobre formatação básica de saída de dados 
                    de nossos programas escritos em C. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos aprender a usar a função scanf para capturar valores 
                    digitados pelo usuário de nossos programas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    A formatação mais "complexa" de dados númericos, ponto-flutuante, justificação e outros serão 
                    vistos nesta parte do tutorial.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        MODIFICADORES DE TIPO DE DADOS
        
        
            A linguagem C possui modificadores de tipo que tem por finalidade alterar algumas características 
            de um tipo de dado, como seu tamanho e sua sinalização. 
        
     
    
        
            
            
                
                    Com os modificadores signed e unsigned podemos alterar a sinalização de tipos de dados 
                    primitivos bem com seus intervalos de dados.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com os modificadores short e long podemo alterar o tamanho em bytes de tipos de dados primitivos 
                    bem com seus intervalos de dados.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com o typedef, podemos renomear ou dar novos nomes a tipos de dados primitvos, ou não, acordo com 
                    as nossas necessidades.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        EXPRESSÕES E OPERADORES
        
        
            Nesta parte do tutorial vamos estudar os operadores utilizados na declaração de expressões como soma,
            subtração, divisão e outras mais complexas.
        
     
    
        
            
            
                
                    Com os operadores atribuição podemos armazenar valores ou resultado de expressões em nossos programas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com os operadores aritméticos podemos declarar expressões e macros matemáticas em nossos programas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Os operadores lógicos nos permitem criar expressões que retornam verdadeiro(1) ou falso(0).
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Utilizando os operadores relacionais fornecidos pela linguagem C, podemos comparar valores , 
                    expressões ou outras.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com o uso dos operadores bit-a-bit/bitwise podemos realizar operações em baixo nível em nossas 
                    variáveis/constantes ou expressões.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Todos os outros operadores disponíveis na linguagem C, não contidas nos grupos acima, serão vistos aqui.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Ao criarmos expressões complexas utilizando os operadores estudados antes, precisamos ter 
                    conhecido de suas precedências.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Fazendo uso dos operadores bitwise, nesta parte vamos aprender a setar, resetar, checar e
                    movimentar bits e bytes.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        INSTRUÇÕES/COMANDOS
        
        
            Nesta parte do tutorial vamos aprender os comandos utilizados em nossos programas para tomada de 
            decisão, escolha, repetição e outros.
        
     
    
        
            
            
                
                    Com os comandos de decisão disponíveis na linguagem C, podemos executar, ou não, 
                    trechos de código em nossos programas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com os comandos de repetição disponíveis em C, podemos executar trechos de nossos programas 
                    em forma de loop.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com os comando de parada break e continue, podemos pular ou parar a execução de comando de repetição.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Usando o comando switch, podemos executar trechos de nossos programas de acordo com 
                    determinados casos.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos ver exemplos básicos de aninhamento dos comandos estudados.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        PROCEDIMENTOS E FUNÇÕES
        
        
            Nesta parte do tutorial vamos aprender como declarar funções e procedimentos bem como o uso de parâmetros, 
            passagem por valor e referência e outros tópicos.
        
     
    
        
            
            
                
                    A declaração e conceitos básicos sobre procedimentos e funções serão estudados nesta parte do tutorial.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte do estudo da funções vamos aprender a declarar parâmetros em nossas funções. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Passagem por Valor/Referência
                    
                 
             
            
                
                    Aqui vamos aprender a como passar argumentos para nossas funções por valor e por referência.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte do tutorial vamos estudar os conceitos básicos do uso de recursão em nossas funções.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        VETOR/MATRIZ
        
        
            Nesta parte vamos estudar os conceitos básicos sobre vetores e matrizes como declaração, acesso a elementos
            e outras operações básicas.
        
     
    
        
            
            
                
                    Aqui nesta parte vamos ver o básico sobre vetores/matrizes, como esses armazenam seus elementos e 
                    como acessá-los.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte vamos ver as operações básicas aplicadas a vetores/matriz como iteração, cópia, e 
                    calcular dimensões.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos ver como utilizar vetores/matriz como argumentos para funções e também como retorno. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Alguns algoritmos de ordenação de vetores como Selection serão estudados nesta parte do tutorial.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        STRING
        
        
            Os conceitos básicos sobre o tipo de dado string bem como as operações básicas e utilizando a biblioteca 
            string.h serão vistos nesta parte do tutorial.
        
     
    
        
            
            
                
                    Nesta parte do estudo de tipo de dado string vamos aprender a como declarar, acessar seus caracters 
                    e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    A conversão básica de valores contidos em strings para valores númericos serão vistos nesta 
                    parte do tutorial.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Outras operações utilizando a bilioteca string.h serão visto aqui como cópia, comparação, separação e 
                    outras.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com algumas funções da biblioteca string.h podemos idenficar os tipos de caracteres como sendo dígito, 
                    alfanumérico entre outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Leitura/Escrita formatada
                    
                 
             
            
                
                    Nesta parte vamos aprender como ler e escrever dados formatados em strings utilizando as funções 
                    sscanf e sprintf. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        STRUCT/ENUM/UNION
        
        
            Em tipo de dados, aprendemos o básico sobre os tipos de dados struct , union e enum. Nesta parte do tutorial, 
            vamos aprender mais sobre esses tipos de dados como declaração, acesso a membros , alterações de valores
            e outros.
        
     
    
        
            
            
                
                    Aqui vamos aprender mais sobre o tipo de dado struct como uso com funções , vetore/matriz e 
                    outros operações básicas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte vamos aprender a como criar constantes utilizando o tipo de dado enum bem como seu 
                    uso com funções e outros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Como o union utiliza o mesmo espaço de memória para armazenar diferentes tipos de dados, precisamos 
                    aprender como utilizá-lo.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        PONTEIROS
        
        
            O uso do tipo de dado ponteiro nos permite trabalhar com manipulação de variáveis de forma indireta, sendo 
            possível atribuir, recuperar e exibir informação.
        
     
    
        
            
            
                
                    Os conceitos básicos para compreensão do tipo de dado ponteiro(pointer) para seu uso será visto 
                    nesta parte.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    As operações aritméticas e também de comparação, utilizando ponteiros, serão estudas nesta parte 
                    do tutorial.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos ver como utilizar ponteiros em nossos programas como parâmetros, argumentos e retorno 
                    de funções.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte, vamos estudar o uso dos tipos vetor e matriz em conjunto com o tipo ponteiro estudado 
                    anteriormente. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
Ponteiro para Função/Callback
                    
                 
             
            
                
                    A lingugem C nos permite utilizar ponteiro para função para declararmos funções de callback que 
                    são passadas como argumento.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    O uso do tipo de dado struct e ponteiros bem como o acesso ao membros serão vistos nesta parte do 
                    nosso tutorial.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
        
        
     
    
        DIRETIVAS DE PRÉ-PROCESSAMENTO
        
        
            Antes da compilação de um programa em C, podemos informar que desejamos realizar algum procedimento, 
            definirmos constantes, utilizar código e etc. Para isso, a linguagem C, nos fornece as diretivas de 
            pré-processamento.
        
     
    
        
            
            
                
                    A diretiva #include nos permite adicionar bliotecas nativas, do usuário ou outros arquivos 
                    contendo código, em nossos programas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Utilizando as diretivas #define e #undef podemos difinir constantes e também remover a definição 
                    de constantes.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com as diretivas # e #ifdef podemos adicionar includes em nossos programas de forma condicional.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com a diretiva #ifndef podemos criar Include Guards para evitar que a inclusão de 
                    recursos repetidos do #include.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
#error / #pragma / #warning
                    
                 
             
            
                
                    Com as diretivas #error e #warning podemos exibir mensagem de erro ou aviso em momento de compilação.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Nesta parte vamos aprender a utilizar a diretiva #define para criar macros básicas, 
                    multilinha e outras.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        MACROS NATIVAS
        
        
            C possui macros nativas que nos fornecem informações sobre nossos arquivos .c, como 
            nome do arquivo e outros. Nesta seção vamos estudar essas macros exibição informações de erros ou 
            depuração. 
        
     
    
        
            
            
                
                    Com as macros __FILE__ e __LINE__ podemos exibir informações sobre o nome do arquivo e linha onde 
                    são utilizadas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Com as macros __DATE__ e __TIME__ podemos exibir informações sobre a hora e data em que um programa 
                    foi compilado.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos listar todas as macros nativas fornecidas pela linguagem C bem como exemplos de uso.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        MANIPULAÇÃO DE ARQUIVO
        
        
            Nesta parte do tutorial vamos aprender a escrever e ler dados de arquivos de textos e binários utilizando os recursos da biblioteca sdtio.
        
     
    
    
        TRATAMENTO DE ERROS
        
        
            Os recursos básico para o tratamento de erros em nossos progamas escritos na linguagem C serão vistos nesta parte do tutorial.
        
     
    
        
            
            
                
                    Com errono podemos descobrir os erros ocorridos em nossos programas bem como saber 
                    a mensagem de erro associada.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
                
                    
                        
                    
                    
                        
exit, abort, assert e atexit
                    
                 
             
            
                
                    Aqui veremos exemplos básicos para encerraramento com erro, validar expressões e executar 
                    funções ao encerrar um programa. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos ver exemplos básicos de como enviar sinais para o sistema o SO que algum evento ocorreu
                    em nossos programas.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Aqui vamos ver exemplos básicos de como validar, tratar e exibir mensagem de erros em nossos programas. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        LINHA DE COMANDO
        
        
            Os recursos básico para o manipular dados de linha de comando, argv e argc, na linguagem C serão vistos 
            nesta parte do tutorial.
        
     
    
        
            
            
                
                    Para criarmos nossos programas que utilizam argumentos de linha de comando, precisamos primeiro a entender 
                    os parâmetros argv e argc contidos na função main.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    Para uma melhor compreensão do uso de linha de comando em C, nesta parte, vamos ver um exemplo 
                    de uma calculadora básica de números inteiros.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
     
    
        MÓDULO/BIBLIOTECA/INTEGRAÇÃO
        
        
            Aqui vamos aprender o básico sobre como separar nossos programas em arquivos .c e .h para melhor organização, reuso e manutenção.
        
     
    
        
            
            
                
                    Neste tópico vamos aprender o básico sobre como separar nossos programas escritos em C em arquivos 
                    .c e .h para reuso e organização.
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
            
            
                
                    C possui as palavras reservadas extern, static e inline que podem ser utilizadas na declaração
                    de funções. 
                
                
                    Quero aprender »
                
             
         
        
        
     
    
        GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA
        
        
            Nesta parte vamos aprender o básico sobre gerenciamento de memória utilizando ponteiros, funções como calloc, malloc e outras.
        
     
    
    
        ESTRUTURA DE DADOS
        
        
            Nesta parte do nosso tutorial, vamos aprender a criar algumas estruturas de dados dinâmicas básicas utilizando struct, ponteiros e alocação de memória.
        
     
    
        
            
            
                O tipo de dado Stack, utiliza o conceito de LIFO(Last-In Firt-Out) e os seus elementos são armazenas em forma de pilha. 
            
            
                Em construção »
            
         
        
            
            
                Uma List utiliza o conceito de FIFO(First-In First-Out). Seus elementos são armazenados em forma de uma lista encadeada.
            
            
                Em construção »
            
         
        
            
            
                Hashtable é uma tipo de dado que armazena informações no formata chave-valor. Também conhecido como dictionary e map.
            
            
                Em construção »
            
         
     
    
        BIBLIOTECAS NATIVAS
        
        
            Todas as bibliotecas nativas da linguagem C, como stdio, string e várias outras bibliotecas serão estudas nesta seção do tutorial. 
        
     
    
    
        BIBLIOTECA DE TERCEIROS
        
        
            Outras bibliotecas não nativas que possuem relevância para o aprendizado da linguagem C serão estudados nesta parte do tutorial.
        
     
    
    
            
            
                
                    
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