Clique sobre os tópicos listados abaixo para navegar até o conteúdo desejado.

  1. Entender escopo local
  2. Entender escopo global

Para a crição de variáveis e constantes na linguagem C, precisamos entender como funcionam os escopos locais e globais e também como funciona seus acessos.

Para a linguagem C, quando declaramos uma Função, as variáveis declaradas dentro dessa têm seu escopo considerado como local. Esse tipo de variável é criada durante a execução da função e são descartada ao término da execução da função.

Exemplo 1
#include <stdio.h>
void main(void)
{
    int valor1; //escopo local

    for(/*omitido*/)
    {
        int valor2; //escopo local
    }
}

No exemplo acima, as váriváeis valor1 e valor2 são variáveis locais pois estão declaradas dentros de main e do comando for. O acesso a essas variáveis só pode ser feito no escopo onde foram declaradas.

Variáveis que são declaradas fora de uma função, são variáveis globais. Durante a execução de um programa, esse tipo de variável irá existir até o término do programa. Variáveis e constantes criadas em arquivos .h também são globais.

Exemplo 2
#include <stdio.h>

int valor;
const int CONSTANTE=10; //global

void main(void)
{
    //uso de valor
    //uso de CONSTANTE

    for(/*omitido*/)
    {
        //uso de CONSTANTE
        //uso de valor
    }
}

No exemplo cima, a variável valor1 é uma variável global, pois está está declarada fora da função main. O mesmo é válido para a constante CONSTANTE. O acesso à essa variável e constante pode ser feito em qualquer parte do programa como funções e procedimentos.

  1. 05/10/2024 - revisão 2 - Ajustes pontuais
  2. 27/09/2023 - revisão 1 - Correção em link/referências, sintaxe, erros gramaticais e outros
  3. 19/05/2023 - versão inicial