Clique sobre os tópicos listados abaixo para navegar até o conteúdo desejado.

  1. Uso de método de classe Math
  2. Propriedades da classe Math
  3. Métodos da classe Math

O objeto Math fornece métodos e constantes, como ceil, floor, truncate e outros, para auxiliar a resolver problemas matemáticos.

Todos os métodos e constantes da classe Math são estáticos. Dessa forma, para acessá-los não é necessário instanciar um objeto Math como em outros tipos de dados nativos.

Sintaxe
Math.nome_metodo(argumentos)
Onde
argumentos: argumento utilizado pelo método. 
Exemplo 1
console.log(Math.PI);
Saída
3.141592653589793

A classe Math possui algumas propriedades que retornam informações sobre seu tipo de dado. Abaixo a lista de propriedades:

Propriedade Descrição
E Constante de Euler : ~2.718 -
LN10 Retorna o valor logaritmo natural de 10 : ~2.302 -
LN2 Retorna o valor do logaritmo natural neperiano de 2 : ~0.693 -
LOG10E Retorna o logaritmo com base 10 de E: ~0.434 -
LOG2E Retorna o logaritmo com base 2 de E: ~1.442 -
PI Retorna proporção entre circunferência e diâmetro; 3.3.14159... -
SQRT1_2 Retorna a raiz quadrada de ½: ~0.707 -
SQRT_2 Retorna a raiz quadrada de 2: ~1.414 -

Os métodos estáticos listados abaixo são fornecidos pelo classe Math para realizar operações trigonométricas, exponenciais, função teto/piso entre outras.

Método Descrição
abs Retorna um valor absoluto Visitar
acos - -
acosh - -
asin - -
asinh - -
atan - -
atan2 - -
atanh - -
cbrt - -
ceil Retorna o valor teto Visitar
clz32 - -
cosh - -
exp Retorna um valor exponencial Visitar
expm1 - -
floor Retorna o valor chão -
fround - -
hipot - -
imul - -
log Retorna o log de um valor -
log10 Retorna o log na base 10 de um número -
log1p - -
log2 Retorna o log2 de um número -
max Retorna o maior valor Visitar
min Retorna o menor valor Visitar
pow Retorna a potência de um valor Visitar
random Retorna um valor aleatário Visitar
round Retorna um valor arrendonado Visitar
sign Retorna sinalização -
sin - -
sinh - -
sqrt Retorna a raiz quadrada de um valor Visitar
tan - -
tanh - -
trunc Retorna a parte inteira de um valor Visitar

Com o método abs, podemos recuperar o valor absoluto de um valor que é passado como argumento.

Sintaxe
Math.abs(x);
Onde
x: Valor Number
Retorno
Valor absoluto de x.
Se x string ou array vazio, o valor 0 é retornado.
Se x objeto nulo ou não aceito, Nan é retornado.
Exemplo 2
console.log(Math.abs(-1));
Saída
1

Utilizando método ceil, podemos recuperar o maior número inteiro, maior ou igual, a um valor passado como argumento. Também conhecido como valor teto.

Sintaxe
Math.ceil(x)
Onde
x: valor Number.
Retorno
Valor valor teto de x.
Exemplo 3
console.log(Math.ceil(1.99));
Saída
2

O método exp retorna o valor exponencial de um valor que é passado como argumento para esse método.

Sintaxe
Math.exp(x)
Onde
x: valor Number.
Retorno
Valor exponencial de x.
Exemplo 4
console.log(Math.exp(1));
Saída
2.718281828459045

Utilizando método floor, podemos recuperar o menor número inteiro, menor ou igual, a um valor que é passado como argumento. Também conhecido como valor chão/piso.

Sintaxe
Math.floor(x);
Onde
x: valor Number
Retorno
Valor chão de x.
Exemplo 5
console.log(Math.floot(1.10));
Saída
1

O método max é utilizado para recuperar o maior número dentro de uma lista de números passados como argumento para esse método.

Sintaxe
Math.max(value0, value1);
Math.max(value0, value1, valueN);
Onde
value0…N: valor Number.
Retorno
Number contendo o maior valor dentre os argumentos.
Exemplo 6
console.log(Math.max(1,2,3));
Saída
3

Com o método min podemos recuperar o menor número dentro de uma lista de números passados como argumento para esse método.

Sintaxe
Math.min(value0, value1);
Math.min(value0, value1, valueN);
Onde
value0…N: valor Number para comparação
Retorno
Number contendo o menor valor dentre os argumentos.
Exemplo 7
console.log(Math.max(1,2,3));
Saída
1

Utilizando o método pow podemos recuperar a potência de uma um valor base elevado a um expoente. Tanto a base quanto o expoente são passados como argumento.

Sintaxe
Math.pow(base, expoent);
Onde
base: valor base
expoent: valor a qual base será elevado.
Retorno
Valor base elevado a expoent.
Exemplo 8
console.log(Math.pow(2,2));
Saída
4

O método random é utilizado para gerar um valor aleatório do tipo float entre 0 e 1. Esse método não recebe argumentos.

Sintaxe
Math.rabdom();
Onde
-
Retorno
Valor entre 0(inclusivo) e 1(exclusivo).
Exemplo 9
const num = Math.random();
const max = 100; //0...99
console.log(num);
console.log(Math.floor(num*max));
Saída
0.30159810000345266
30

Com o método round, podemos arredondar para um inteiro mais próximo, para cima ou para baixo, um valor que é passado como argumento.

Sintaxe
Math.round(x);
Onde
x: valor parar arredondar
Retorno
x arredondado
Exemplo 10
console.log(Math.round(1.12)); //baixo
console.log(Math.round(1.49)); //baixo
console.log(Math.round(1.50)); //cima
console.log(Math.round(1.90)); //cima
Saída
1
1
2
2

Utilizando o método sign podemos descobrir se a sinalização de um valor passado como argumentos é positiva ou negativa.

Sintaxe
Math.sign(x)
Onde
x: Valor Number para verificar sinal
Retorno
0, se x é zero.
1 se x é positivo
-1 se x é negativo
Exemplo 11
console.log(Math.sign(2));
console.log(Math.sign(-2));
console.log(Math.sign(0));
console.log(Math.sign(-0));
Saída
1
-1
0
-0

Com o método sqrt, podemos calcular a raiz quadrada de um valor que é passado como argumento.

Sintaxe
Math.sqrt(x);
Onde
x: valor Number para calcular raiz quadrada 
Retorno
Valor da raiz quadrada de x.
Exemplo 12
console.log(Math.sqrl(9));
Saída
3

O método trunc é utilizado para retornar a parte inteira de um valor float que é passado como argumento para o método.

Sintaxe
Math.trunc(x);
Onde
x: Number fracionário para truncar casas decimais.
Retorno
Number com valor inteiro de x.
Exemplo 13
let vl = 1.75;
let inteiro = Math.trunc(vl);
let fracao = vl - inteiro;
console.log(vl,inteiro,fracao);
Saída
1.75 1 0.75
  1. 19/08/2025 - revisão 4 - Ajustes: pontuais e em sintaxes
  2. 25/09/2024 - revisão 3 - Correção em descrição de métodos em tab. de métodos; ajustes pontuais
  3. 02/09/2024 - revisão 2 - Correção em links de objetivos
  4. 06/10/2023 - revisão 1 - Correção navegação, layout e erros gramaticais
  5. 31/05/2023 - versão inicial