Clique sobre os tópicos listados abaixo para navegar até o conteúdo desejado.

  1. Aprender sobre a sintaxe da linguagem C
  2. Aprender sobre os tipos de arquivos
  3. Identação C
  4. Retorno na função main

Um programa mais simples escrito utilizando a linguagem C possui o template padrão abaixo. A partir dele, vamos estudar o básico sobre a sintaxe de C.

Exemplo 1
#include <stdio.h>

void main()
{
    printf("Olá mundo!");
}

O include é utilizado para adicionar um ou mais arquivo que contém código que possamos usar seus recursos em nossos programas. Em Módulo do Usuário, vamos aprender a criar nossas bibliotecas.

Exemplo 2
#include <stdlib.h>

A função main é o ponto de entrada de um programa escrito na linguagem em C. Dentro dá main são declaradas as chamadas de funções de bibliotecas e manipulação de linha de comando.

Exemplo 3
#include <stdlib>

void main(void) //comentário
{
    printf("Ola mundo!");
}

O assunto função será visto com mais detalhes em Funções.

A palavra reservada void é utilizada para informar que uma função não irá retornar valor, por exemplo. Não é permitido declarar variáveis como void.

Exemplo 4
void main(void)

Na linguagem C, informações delimitadas por (") são reconhecidos como Strings. Como pode ser observado, "Olá mundo!" é passado como argumento para a função printf. Os argumentos e parâmetros de funções são delimitados por ( e ).

Exemplo 5
printf("Ola mundo!");

O assunto string será visto com mais detalhes em String.

Os caracteres { e } significam respectivamente o início e fim de um bloco de declarações de código na linguagem C. Funções, procedimentos, tipos de dados derivados e outros utilizam blocos que delimitam declarações em seus corpos.

Exemplo 6
{
    printf("Ola mundo!");
}

Toda linha escrita dentro do bloco, declaração de variáveis, constantes, atribuição de expressões e outros, contido entre { e } deve utilizar deve utilizar o terminador (;). Um erro de compilação será gerado caso não seja utilizado.

Exemplo 7
printf("Ola mundo! Curso de C  do tutorialDev");

A função printf é utilizada na saída de dados para exibir informações do programa para o usuário. Será muito utilizada ao longo do tutorial.

Exemplo 8
printf("Ola mundo!");

Em C, quando precisamos documentar algum trecho de código, utilizamos "//" para comentários de apenas uma linha. Para um grupo ou bloco de linhas, utilizamos /* e */.

Em qualquer lugar que o um comentário é encontrado é desconsiderado quando o programa é compilado.

Exemplo 9
#include <stdio.h>
int main()
{
    //comentário em uma linha
    printf("Hello World");

    /*
     comentário
     em
     bloco
    */
    return 0;
}

Caso exista algum trecho de código indesejado ou para fins de teste, pode-se utilizar "//" para comentar linhas de código para que não sejam executados.

Assim como várias linguagens de programação, a linguagem C possui alguns tipos de arquivos que são reconhecidos como contendo declarações de tipos de dados, funções, protótipos e outros.

Arquivo .h

Os arquivos .h armazenam variáveis, constantes, protótipos de funções e outros para que fiquem visíveis e possam ser utilizados. Funções e procedimentos não devem ser escritos em arquivos .h.

Exemplo 10
//main.h
#include <stdio.h>
const int CONSTANTE = -1;

void funcao(int parametro); //protótipo

enum Enumerador
{
    valor1,
    valor2,
    valor3
};
Arquivo .c

Os arquivos .c, basicamente, são utilizados para armazenar, a codificação das funções, uso de outros recursos próprios e recursos definidos em arquivos .h.

Exemplo 11
//main.c
#include <stdio.h>
#include "main.h"

void funcao(int parametro)
{
    printf("%d",parametro);    
}

Em uma futura seção, Módulo do Usuário, vamos aprender a separar nossos programas em seus respectivos arquivos .c e .h, não sendo necessário uma preocupação inicial, sobre esses além do que foi explicado.

  1. 10/03/2025 - revisão 3 - Correção em exemplo 7; Adição de referências interna à funções; Outros ajustes pontuais
  2. 04/10/2024 - revisão 2 - Ajustes e melhorias pontuais
  3. 27/09/2023 - revisão 1 - Correção em link/referências, layout, erros gramaticais e outros
  4. 19/05/2023 - versão inicial