Clique sobre os tópicos listados abaixo para navegar até o conteúdo desejado.

  1. Sintaxe Java
  2. Aprender sobre os tipos de arquivos
  3. uso do import

Um programa mais simples escrito na linguagem Java possui o template padrão mostrado abaixo. A partir desse template, vamos aprender o básico sobre a sintaxe Java e também ver exemplos.

Exemplo 1
public class OlaMundo {
    public static void main(String[] args)
    {
        //primeiro programa
        System.out.println("Olá mundo");
    }
}
Saída
Olá mundo

Por ser uma linguagem O.O, toda a codificação é feita dentro de classes e métodos como pode ser visto no exemplo acima. Mais sobre O.O será visto em Java POO.

O método main é o ponto de entrada de um programa em Java sendo obrigatório para um programa ser executado. O exemplo acima corresponde à uma aplicação linha de comando.

Exemplo 3
public class OlaMundo {
    public static void main(String[] args)
    {
        System.out.println("Olá mundo");
    }
}

O método main podem receber argumentos de linha de comando que passados externamente para um programa e armazenados em args. Esse assunto pode ser visto com mais detalhes em Java Básico: Linha de Comando.

Exemplo 3.1
public class OlaMundo {
    public static void main(String[] args)
    {
        System.out.println(args[0]);
    }
}

Na linguagem Java, informações delimitadas por (") são reconhecidas como Strings. Como pode ser observado, "Olá mundo!" é passado como argumento para o método println. Métodos serão estudados em Java POO: Métodos.

Exemplo 4
System.out.println("Olá mundo");

Os caracteres { e } significam respectivamente o início e fim de um bloco de declarações escritas na linguagem Java. Esse bloco tem um escopo local de variáveis. Esse assunto será visto em Java Básico: Variáveis.

Exemplo 5
{
     System.out.println("Olá mundo");
}

Métodos, interfaces, comandos e outros utilizando declarações contidos em bloco de código. Esses assuntos serão discutidos em Java P.O.O.

Toda linha de código escrita dentro do bloco, chamadas de funções, expressões e outros contido entre { e } deve utilizar deve utilizar (;) como terminador. A ausência irá gerar um erro de compilação.

Exemplo 6
System.out.println("Olá mundo");

O método println é utilizado para exibir informações, por exemplo, "na tela do computador". Em Java Básico: Entrada e Saída esse método será visto com mais detalhes.

Exemplo 7
System.out.println("Olá mundo");

Quando precisamos documentar alguma trecho de código, utilizamos "//" para escrever comentários de apenas uma linha. Para escrever comentários em bloco, utilizamos /* e */.

Em qualquer lugar que o um comentário é encontrado, esse é desconsiderado quando o programa é compilado.

Exemplo 8
/*
comentário 
em 
bloco
*/
public class MyClass {
    public static void main(String args[]) {
        //comentário de linha
    }
}

Caso exista algum trecho de código indesejado ou para fins de teste, pode-se utilizar "//" para comentar linhas de código de nossos programas para que não sejam executados.

Assim como várias linguagens de programação, a linguagem Java possui alguns tipos de arquivos que são reconhecidos como contendo declarações utilizando essa linguagem.

Arquivo .java

Os arquivos com essa extensão armazenam todo código escrito na linguagem Java que posteriormente é compilado para execução. Um conjunto de arquivos .java podem ser organizados em package(pacote) que é um assunto que pode ser visto em Java Básico: Package do usuário.

Arquivo .class

Após a compilação de um arquivo .java, o compilador gera uma arquivo binário com o código compilado para execução. Como java é uma linguagem interpretada, esse tipo de arquivo armazena os chamados bytescodes que são lidos pela JVM.

Arquivo .jar

O arquivo .jar é um pacote que contem, basicamente, todos arquivos .class compilados quando geramos uma versão para uso. A execução básica de uma aplicação Java é feita via linha de comando como na sintaxe abaixo:

Sintaxe
java -jar nome_arquivo.jar

Há vários outros tipos de arquivos para desenvolvimento de aplicações desktop, web e mobile utilizados por frameworks e semelhantes que não serão abordados aqui, pois são de uso específico.

  1. 22/07/2025 - revisão 3 - Correçao em link POO; número de exemplos; outros ajustes
  2. 23/09/2024 - revisão 2 - Ajustes gramaticais pontuais; outros ajustes
  3. 06/02/2024 - revisão 1 - correção em navegação e erros gramaticais
  4. 04/09/2023 - versão inicial