Clique sobre os tópicos listados abaixo para navegar até o conteúdo desejado.

  1. Sintaxe da linguagem C#
  2. Tipos de arquivos

Um programa mais simples escrito na linguagem C# possui o template padrão abaixo. A partir dele vamos estudar o básico sobre a sintaxe dessa linguagem com exemplos.

Durante todo o tutorial o tipo de aplicação utilizada será Console Application que pode vir a ter diferenças de acordo com a versão da linguagem e do framework .NET.

Exemplo 1
using System;
namespace OlaMundo
{
	public class OlaMundo
	{
		public static void Main(string[] args)
		{
			Console.WriteLine("Hello, World!");
		}
	}
}

Em versões mais recentes, uma aplicação Console Application é semelhante a linguagens Python e Lua em que não há main e as declarações são lineares.

Exemplo 1.1
Console.WriteLine("Hello, World!");
Saída
Hello, World!

Por ser uma linguagem O.O, toda a codificação é feita dentro de classes e métodos como pode ser visto no exemplo acima. Mais informações sobre O.O podem ser vistas em C# POO.

Em C#, quando precisamos utilizar recursos de bibliotecas, utilizamos o comando using que possui a função semelhante ao include de C/C++ ou import de Java. A hierarquia de recursos é acessada utilizando o operador de acesso (.).

Exemplo 2
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text.RegularExpressions;

Os namespaces ou nomes de espaço em C#, são utilizados para agrupar nossos programas de forma a dar um nome a um grupo de recursos. Esses recursos são acessados por seus namespaces.

Exemplo 3
namespace OlaMundo
{
    //conteúdo omitido
}

Como C# é uma linguagem O.O, nossos programas escritos nessa linguagem são feitos utilizando classes. Um exemplo básico de uma classe em C# pode ser vista no nosso primeiro exemplo.

Exemplo 4
public class OlaMundo {
 //corpo omitido
}

A palavra public é um modificador de acesso utlizados por classes e outros recursos que explicita como a classe será acessada, por exemplo. Esse e outros modificadores serão vistos em C# POO: Encapsulamento.

O método main é o ponto de entrada de um programa em C#. O exemplo abaixo corresponde a uma aplicação linha de comando. Essa assunto pode ser visto em C# Básico: Linha de Comando

Exemplo 5
using System;
namespace OlaMundo
{
	public class OlaMundo
	{
		public static void Main(string[] args)
		{
			Console.WriteLine(args.Length);
		}
	}
}

O parâmetro args os comandos informados usuário na linha de comando. Esse comandos são os argumentos usados como configurações básicas para execução de um programa.

Em C#, assim como várias outras linguagens, informações delimitadas por (") são reconhecidos como strings. Como pode ser observado, "Olá mundo!" é passado como argumento para o método WriteLine.

Exemplo 6
Console.WriteLine("Hello, World!");

Os caracteres { e } significam respectivamente o início e fim de um bloco de declarações escritas na linguagem C#.

Exemplo 6
public static void Main(string[] args)
{
	Console.WriteLine("Hello, World!");
}

Classes, métodos, interfaces, comandos e outros que possuem um corpo de declarações usam bloco de código.

Toda linha escrita dentro do bloco, chamadas de funções, atribuição de expressões e outros, contido entre { e } deve utilizar (;) como terminador. Um erro de compilação será gerado caso não seja utilizado.

Exemplo 7
Console.WriteLine("Hello, World!");

O método WriteLine é utilizado para exibir informações, por exemplo, na "tela do computador". Em Entrada e Saída esse método será visto com mais detalhes.

Exemplo 8
Console.WriteLine("Hello, World!");

Quando precisamos documentar alguma trecho de código em C#, utilizamos (//) para comentários em apenas uma linha. Para comentários em bloco, utilizamos /* e */ como início e fim do bloco de comentários respectivamente.

Caso exista algum trecho de código indesejado ou para fins de teste, pode-se utilizar "//" para comentar linhas de código em nossos programas para que não sejam executados.

Exemplo 9
/*
comentário em bloco
*/

//os using vem aqui
using System;
namespace OlaMundo
{
    //uma classe
	public class OlaMundo
	{
		public static void Main(string[] args)
		{
            //declaração desconsiderada na compilação
			//Console.WriteLine("Hello, World!");
		}
	}
}

Assim como várias linguagens de programação, a linguagem C# possui alguns tipos de arquivos que são reconhecidos como contendo declarações utilizando essa linguagem.

Arquivo .cs

Os arquivos com essa extensão armazenam todo código escrito na linguagem C# que posteriormente é compilado para execução. Um conjunto de arquivos .cs podem ser organizados em uma biblioteca que é um assunto que pode ser vistoem Biblioteca do usuário.

Os arquivos .cs contém declaração de classes, enuns e outros. Em C#, os arquivos CS e as classes, por exemplo, contidas nesses arquivos não precisam utilizar o mesmo nome.

Arquivo .dll

Após a compilação de um arquivo .cs, o compilador gera uma arquivo binário, .dll(Assemlby), com o código compilado para a CIL(Linguagem Intermediária Comum) que é interpretada pela CLR.

Há vários outros tipos de arquivos para desenvolvimento de aplicações desktop, web e mobile utilizados por frameworks e semelhantes que não serão abordados aqui, pois são de uso específico.

  1. 05/08/2025 - revisão 2 - Correções pontuais e ajustes em links 'Objetivos';
  2. 15/10/2024 - revisão 1 - Adição: links internos; Correções e ajustes pontuais
  3. 05/03/2024 - versão inicial