Clique sobre os tópicos listados abaixo para navegar até o conteúdo desejado.

  1. Sintaxe
  2. using
  3. namespace
  4. class
  5. main
  6. "Hello, World!"
  7. Bloco de código
  8. Declaração
  9. WriteLine
  10. Comentário
  11. Tipos de arquivos
  12. Identação

Um programa mais simples escrito na linguagem C# possui o template padrão abaixo. A partir dele vamos estudar o básico sobre a sintaxe dessa linguagem com exemplos.

Durante todo o tutorial o tipo de aplicação utilizada será Console Application que pode vir a ter diferenças de acordo com a versão da linguagem e do framework .NET.

Exemplo 1
using System;
namespace OlaMundo
{
	public class OlaMundo
	{
		public static void Main(string[] args)
		{
			Console.WriteLine("Hello, World!");
		}
	}
}

Em versões mais recentes, uma aplicação Console Application é semelhante a linguagens Python e Lua em que não há main e as declarações são lineares.

Exemplo 1.1
Console.WriteLine("Hello, World!");
Saída
Hello, World!

Por ser uma linguagem O.O, toda a codificação é feita dentro de classes e métodos como pode ser visto no exemplo acima. Mais informações sobre O.O podem ser vistas em C# POO.

Em C#, quando precisamos utilizar recursos de bibliotecas, utilizamos o comando using que possui a função semelhante ao include de C/C++ ou import de Java. A hierarquia de recursos é acessada utilizando o operador de acesso (.).

Exemplo 2
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text.RegularExpressions;

Os namespaces ou nomes de espaço em C#, são utilizados para agrupar nossos programas de forma a dar um nome a um grupo de recursos. Esses recursos são acessados por seus namespaces.

Exemplo 3
namespace OlaMundo
{
    //conteúdo omitido
}

Como C# é uma linguagem O.O, nossos programas escritos nessa linguagem são feitos utilizando classes. Um exemplo básico de uma classe em C# pode ser vista no nosso primeiro exemplo.

Exemplo 4
public class OlaMundo {
 //corpo omitido
}

A palavra public é um modificador de acesso utlizados por classes e outros recursos que explicita como a classe será acessada, por exemplo. Esse e outros modificadores serão vistos em C# POO: Encapsulamento.

O método main é o ponto de entrada de um programa em C#. O exemplo abaixo corresponde a uma aplicação linha de comando. Essa assunto pode ser visto em C# Básico: Linha de Comando

Exemplo 5
using System;
namespace OlaMundo
{
	public class OlaMundo
	{
		public static void Main(string[] args)
		{
			Console.WriteLine(args.Length);
		}
	}
}

O parâmetro args os comandos informados usuário na linha de comando. Esse comandos são os argumentos usados como configurações básicas para execução de um programa.

Em C#, assim como várias outras linguagens, informações delimitadas por (") são reconhecidos como strings. Como pode ser observado, "Olá mundo!" é passado como argumento para o método WriteLine.

Exemplo 6
Console.WriteLine("Hello, World!");

Os caracteres { e } significam respectivamente o início e fim de um bloco de declarações escritas na linguagem C#.

Exemplo 6
public static void Main(string[] args)
{
	Console.WriteLine("Hello, World!");
}

Classes, métodos, interfaces, comandos e outros que possuem um corpo de declarações usam bloco de código.

Toda linha escrita dentro do bloco, chamadas de funções, atribuição de expressões e outros, contido entre { e } deve utilizar (;) como terminador. Um erro de compilação será gerado caso não seja utilizado.

Exemplo 7
Console.WriteLine("Hello, World!");

O método WriteLine é utilizado para exibir informações, por exemplo, na "tela do computador". Em Entrada e Saída esse método será visto com mais detalhes.

Exemplo 8
Console.WriteLine("Hello, World!");

Quando precisamos documentar alguma trecho de código em C#, utilizamos (//) para comentários em apenas uma linha. Para comentários em bloco, utilizamos /* e */ como início e fim do bloco de comentários respectivamente.

Caso exista algum trecho de código indesejado ou para fins de teste, pode-se utilizar "//" para comentar linhas de código em nossos programas para que não sejam executados.

Exemplo 9
/*
comentário em bloco
*/

//os using vem aqui
using System;
namespace OlaMundo
{
    //uma classe
	public class OlaMundo
	{
		public static void Main(string[] args)
		{
            //declaração desconsiderada na compilação
			//Console.WriteLine("Hello, World!");
		}
	}
}

Assim como várias linguagens de programação, a linguagem C# possui alguns tipos de arquivos que são reconhecidos como contendo declarações utilizando essa linguagem.

Arquivo .cs

Os arquivos com essa extensão armazenam todo código escrito na linguagem C# que posteriormente é compilado para execução. Um conjunto de arquivos .cs podem ser organizados em uma biblioteca que é um assunto que pode ser vistoem Biblioteca do usuário.

Os arquivos .cs contém declaração de classes, enuns e outros. Em C#, os arquivos CS e as classes, por exemplo, contidas nesses arquivos não precisam utilizar o mesmo nome.

Arquivo .dll

Após a compilação de um arquivo .cs, o compilador gera uma arquivo binário, .dll(Assemlby), com o código compilado para a CIL(Linguagem Intermediária Comum) que é interpretada pela CLR.

Há vários outros tipos de arquivos para desenvolvimento de aplicações desktop, web e mobile utilizados por frameworks e semelhantes que não serão abordados aqui, pois são de uso específico.

  1. 03/12/2025 - revisão 3 - Ajuste: adição de links dos tópicos em Objetivos
  2. 05/08/2025 - revisão 2 - Correções pontuais e ajustes em links 'Objetivos';
  3. 15/10/2024 - revisão 1 - Adição: links internos; Correções e ajustes pontuais
  4. 05/03/2024 - versão inicial