Em C# podemos apelidar os tipos de dados fornecidos pelo .NET e também tipos declarados pelo
usuário. Dessa forma, podemos “definir” nossos próprios nomes de tipos e usá-los em na
declaração de variáveis, constantes e outros.
Para renomear tipos, utilizamos using como na sintaxe abaixo no topo do arquivo .cs:
Sintaxe
using nome_apelido = <amespace>.nome_tipo_dado;
Exemplo
using System;
using codigo = System.UInt32;
using texto = System.String;
class OlaMundo
{
static void Main()
{
codigo variavel = 10;
texto senha = “1234”
Console.WriteLine("{0}",variavel);
Console.WriteLine("{0}",senha);
}
}
Saída
10
1234
Os tipos de dados criados pelo usuário também podem ser apelidados como mostrado no exemplo 2
abaixo. Declaramos uma classe e uma struct no namespace Teste e instanciamos dois objetos.
Exemplo
using System;
using tst = Teste.Classe;
using strt = Teste.Estrutura;
namespace Teste
{
public class Classe
{
//omitido
}
public struct Estrutura
{
//omitido
}
}
class OlaMundo
{
static void Main()
{
tst obj = new tst(); //instância
Console.WriteLine(obj);
strt obj2 = new strt(); //instância
Console.WriteLine(obj2);
}
}
Saída
Teste.Classe
Teste.Estrutura
Os assuntos classes, objetos e instâncias serão vistos com mais detalhes em
C#: POO > Classe.