Clique sobre os tópicos listados abaixo para navegar até o conteúdo desejado:

  1. Sintaxe
  2. fn
  3. main
  4. println!
  5. "Hello World"
  6. Bloco de Código
  7. Declaração
  8. Comentário
  9. Módulos
  10. Arquivos

Um programa mais simples escrito na linguagem Rust possui o template padrão abaixo. A partir dele, vamos estudar o básico sobre a sintaxe da linguagem com exemplos.

Exemplo 1
//main.rs
fn main() {
    println!("Hello World");
}
Saída
Hello World

As funções em Rust, iniciam-se com a palavra reservada fn e seu corpo é delimitado por { e }. Mais informações sobre a função serão vistas em Funções.

Exemplo 2
fn main() { 
	//omitido
}

Um programa escrito em Rust possui uma função principal e obrigatória main que é o ponto de entrada principal para execução da aplicação, uso de módulos e outros.

Exemplo 3
//main.rs
fn main() {
    println!("Hello World");
}

A função main pode receber argumentos de linha de comando passados externamente para uma aplicação. Esse assunto será visto com mais detalhes em Linha de Comando

O macro println! faz parte da saída de dados da linguagem Rust. Essa macro é usada que exibe informações na saída padrão semelhante ao que já foi visto em Tutorial C: prinft e Tutorial Portugol : Entrada e Saída.

Exemplo 4
//main.rs
fn main() {
    println!("Hello World");
}

Em Rust, assim como em outras linguagens, informações delimitadas por (") são reconhecidas como strings. Como observado, "Hello World" é passada como argumento para a macro println!.

Exemplo 5
println!("Hello World");

Os caracteres { e } significam respectivamente o início e fim de um bloco de declarações. Esses blocos são utilizando em funções, métodos, comandos e outros.

A identação do bloco de código em funções, métodos e comandos é semelhante às linguagens C/C++, Java e C#.

Exemplo 6
função | método | comando 
{ 
	//código omitido
}
Exemplo 7
função | método | comando {
	//código omitido
}

As declarações de código como chamada de funções, atribuições de expressões e outras, precisam ser terminadas com (;) que é comum em linguagens estilo-C.

Exemplo 8
//main.rs
fn main() {
    println!("Hello World");
}

Rust, sendo uma linguagem também utiliza "//" para com adicionar comentários em apenas uma linha e /* */ para comentários em múltiplas linhas como pode ser visto no exemplo abaixo:

Exemplo 9
/*
comentário 
multilinha
*/

//comentário de linha
fn main() {
    println!("Hello World");
}

Caso exista algum trecho de código indesejado ou para fins de teste/debug, pode-se utilizar "//" para comentar essas linhas de código para que não sejam executadas.

Semelhante a muitas outras linguagens, Rust possui módulos(bibliotecas) que são uma coleção de código disponíveis para resolver problemas recorrentes.

Rust possui várias bibliotecas que podem ser incluídas em nossos programas. Essa inclusão será vista ao longo do tutorial.

Sintaxe: importar
use nome_modulo;
Sintaxe: usar
nome_modulo::nome_recurso;
Exemplo 10

use std::env;

fn main() {
    for arg in env::args() {
        println!("Arg:{}",arg);
    }
}

A biblioteca importada no exemplo acima é utilizada para manipular os argumentos passados na linha de comando. Será vista com mais detalhes em Linha de Comando.

Assim como várias linguagens de programação, a linguagem Rust possui alguns tipos de arquivos que são reconhecidos como contendo declarações.

Arquivo .rs

Os arquivos .rs são os arquivos que contém toda a programação de funções, procedimentos, módulos, métodos e outros. Vamos aprender a separar as partes de nossos programas em seus respectivos arquivos .rs em Módulo do usuário.

  1. 11/11/2025 - versão inicial